O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) apresentou o balanço anual das ações educativas realizadas em Salvador e no interior do estado, nesta terça-feira (22). Nos cursos de capacitação oferecidos a agentes de trânsito, mototaxistas, taxistas e condutores de transporte de passageiros e de cargas perigosas, 1.650 profissionais foram beneficiados. Na formação de motoristas, 1.575 pessoas de baixa renda tiveram acesso ao curso gratuito para a primeira habilitação. O órgão promoveu também 155 palestras sobre segurança no trânsito em instituições públicas e privadas, que tiveram 7.650 espectadores. O Detran registrou um total de 10.875 pessoas alcançadas pelas atividades educativas em 2015.
Os resultados foram conquistados por meio da reestruturação da Escola Pública de Trânsito (Eptran), que passou por reforma nas instalações físicas, ganhou novos instrutores e ampliou o número de cursos. Três municípios foram atendidos com unidades da escola: Camaçari, Feira de Santana e Irecê. Houve ainda a oferta de cursos itinerantes em Esplanada, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Porto Seguro, Eunápolis, Brejões, Valença, Jequié, Luís Eduardo Magalhães e Senhor do Bonfim. A unidade móvel da Eptran percorreu dezenas de localidades, levando noções de trânsito a estudantes de escolas públicas.
Campanhas
Este ano, o Detran inovou em campanhas para reduzir o número de acidentes, que foram realizadas no Carnaval, no São João e feiras agropecuárias, com destaque para a “Balada Consciente”. Eventos de motociclismo e ciclismo contaram também com a atuação do órgão. Usando mensagens de conscientização, música e coreografias, as campanhas chamaram a atenção para o risco da mistura álcool e direção e a importância do uso dos equipamentos de segurança.
Está em andamento a campanha de verão “De boa no trânsito”, lançada em Arembepe, orla de Camaçari, e que vai percorrer todo o litoral baiano. Entre as ações, estão a demonstração do funcionamento do bafômetro para coibir o desrespeito à Lei Seca, blitzes educativas e a fiscalização do uso de quadriciclos nas praias.
O diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar, disse que os investimentos em educação são contínuos. “Sabemos que trabalhar a conscientização no trânsito leva tempo, mas a educação é a principal ferramenta para garantir a segurança nas vias. Fechamos o ano com o sentimento de dever cumprido, dentro da proposta de uma gestão inovadora, que se aproximou da população para falar sobre o tema de forma leve e criativa. Tenho a certeza que demos uma importante contribuição para a redução de acidentes. Em 2016, pretendemos ampliar as ações com um maior envolvimento da sociedade”.