Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email


Fotos: Ascom Fuzileiros Navais

Mais de mil atendimentos gratuitos foram realizados, somente nessa quarta-feira (20/07), no primeiro dia da Ação Cívico-Social (ACISO), promovida pela Braskem e Marinha do Brasil, em Santana, na Ilha de Maré. Um dos serviços gratuitos mais procurados foi a emissão da primeira e segunda vias do RG. Esse foi o exemplo do pescador Ademar de Souza Costa, de 52 anos, que aproveitou o evento para renovar o documento. “A última vez que tirei a identidade foi em 1995 e já estava precisando de uma nova, mas sempre adiava a ida à Salvador”, explica.

Outro estande bastante concorrido foi o dos serviços odontológicos. A baiana de acarajé Nair Maciel Costa (60), foi uma das beneficiadas pela ACISO. Ela aproveitou o dia para fazer restauração, extração e prótese dentária. “Se não fosse essa oportunidade não teria condições financeiras de fazer tudo isso. Agora não vou mais ter vergonha de sorrir”, afirma orgulhosa.

“A dificuldade de acesso da população a esse tipo de serviço tem causado a procura muito grande por atendimentos de restauros e em alguns casos mais graves, que infelizmente representam a maioria, por extração dentária”, explica a Guarda Marinha Jamile Almeida, dentista da Marinha. “É um trabalho cansativo, mas é saber que estamos ajudando a população carente é muito gratificante”, ressalta a dentista.

Durante os três dias do evento, das 8 às 16h (quinta e sexta) e das 8h às 11h (sábado), estão sendo oferecidos serviços de atendimento odontológico (restaurações, próteses, extração e saúde bucal); Clínica médica; Cardiologia; Dermatologia; Pediatria; Ginecologia; Obstetrícia; Mastologia; Nutrição e farmácia popular, além da realização de testes rápidos para Sífilis, AIDS, Glaucoma e Catarata.

São realizadas ainda: emissão gratuita da 1ª e 2ª vias do RG; regularização de embarcações; Balcão de Justiça e Cidadania; palestras educativas; atividades lúdicas e corte de cabelo. A população terá também a oportunidade de buscar vagas de emprego, orientações sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo, no estande do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) e do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), ambos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego de Salvador.

Mais de 100 profissionais em diversas especialidades estão envolvidos na ação, que conta com o apoio do Comando do 2º Distrito Naval, Hospital Naval de Salvador, Capitania dos Portos da Bahia, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, Base Naval de Aratu, Prefeitura de Salvador, através da subprefeitura do Subúrbio e Ilhas, Polícia Militar da Bahia, Instituto de Identificação Pedro Mello e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A estrutura montada para o atendimento à população envolve 17 barracas, duas embarcações e oito toneladas de equipamentos diversos.

No sábado, dia 23, encerrando as atividades da Ação Cívico-Social, será realizada a cerimônia de formatura dos 35 moradores de Ilha de Maré que concluíram os cursos de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas, promovidos pela Braskem e Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). A qualificação totalizou 66 horas de aulas práticas e teóricas na comunidade de Praia Grande, também em Ilha de Maré.

 

Serviço:

O que? Ação Cívico-Social (ACISO) em Ilha de Maré

Quando? Até 23 de julho (Quinta e sexta, das 8h às 16 e sábado, das 8 às 12h)

Onde? Comunidade de Santana em Ilha de Maré

 

Sobre o Programa Maré Boa

Maré Boa é a marca que reúne as ações do Programa de Comunicação e Responsabilidade Social do projeto de TUP – Terminal de Uso Privativo da Braskem no Porto de Aratu. Através do Maré Boa serão realizadas ações sociais, de educação ambiental e valorização da cultura nas comunidades de Candeias e Ilha de Maré, com foco no desenvolvimento regional.

 

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

You may also like