A Academia de Ciências da Bahia realiza nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro, às 18 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no Canela, uma sessão solene em homenagem ao professor Edivaldo Boaventura, falecido no último mês de agosto. A sessão terá como orador o acadêmico Amilcar Baiardi e será conduzida pelo presidente da Academia, Jailson Andrade.
Intelectual dos mais notáveis no cenário cultural baiano, Boaventura foi membro fundador da Academia de Ciências da Bahia e ocupou o cargo de vice-presidente da entidade até seus últimos dias. Sua vida foi dedicada às letras, à Ciência e à Educação, tendo escrito muitos livros e artigos científicos.
Bacharel em Direito e em Ciências Sociais pela UFBA, Mestre e PhD em Educação pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, estudou no Instituto Internacional de Planificação de Educação (UNESCO), em Paris. Professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), presidiu também a Academia de Letras da Bahia (ALB) de 2007 a 2011. Foi secretário de Educação do Estado da Bahia e por muitos anos, diretor de redação do jornal A Tarde. Vale ressaltar, entre inúmeras outras realizações, a sua contribuição para a criação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).