A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), traz A Criança na Capoeira como tema para a roda de conversa Patrimônio É… da próxima terça-feira (30), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha.
A Capoeira ajuda as crianças exercitarem não apenas o corpo, como também a mente e tudo isso, de maneira lúdica e divertida. Através dessa aparente brincadeira, são favorecidas a coordenação motora, a criatividade, autoestima, a noção de espacialidade e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado observado é de crianças mais seguras e autoconfiantes.
Para conversar sobre esse assunto, a Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, convidou Alexandra Amorim, Professora de Educação Física e de Capoeira da Educação Infantil na UNIFACS – Universidade Salvador, Anderson Alexandre Lopes, coordenador pedagógico do Projeto Ginga de Peito Aberto e Maria Luisa Bastos Pimenta Neves / Contramestra Lilu – Educadora, pesquisadora e contramestra de capoeira. A mediação fica por conta de Edvard Passos, arquiteto, encenador e dramaturgo.
Parceria Unifacs
A GEPAC, vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a UNIFACS – Universidade Salvador Laureate Internacional Universities, a fim de promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências didáticas e informações na área de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão, dos cursos de Arquitetura, Jornalismo e Engenharia. Durante todo o ano de 2019 os alunos terão cadeiras garantidas em todas as edições do “Patrimônio é… 2019”.
Patrimônio É…
Projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão oito encontros em 2019.
Salvador Memória Viva
O Programa Salvador Memória Viva, da Gerência de Patrimônio Cultural da FGM, objetiva promover ações voltadas à preservação do patrimônio cultural da nossa cidade, prevendo a recuperação de monumentos públicos, reforma dos equipamentos culturais administrados pela Fundação, além da aplicação de políticas de proteção legal a bens materiais e imateriais e atividades de educação patrimonial. O programa pretende ampliar o entendimento do cidadão, acerca dos valores que conformam sua identidade, tornando-o um parceiro no processo de salvaguarda de elementos de referência da paisagem cultural e da memória local.
SERVIÇO
O quê: Roda de conversa de educação patrimonial Patrimônio É… com tema A Criança na Capoeira
Quando: 30/07, às 18h
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
GRATUITO