Policiais patrulham a London Bridge nesta segunda-feira (5), que ficou interditada após o ataque terrorista de sábado (3) (Foto: Justin Tallis / AFP)
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
A polícia já identificou os três autores do atentado de sábado (3) na London Bridge e no Borough Market, em Londres, que deixou 10 mortos, segundo a BBC. Os nomes dos terroristas, que também morreram, ainda não foram divulgados.
Os investigadores fizeram novas buscas na manhã desta segunda-feira (5) e mais um suspeito de ter ligação com ataque foi preso, segundo o jornal britânico “The Guardian”. Os policiais foram a dois endereços na região leste de Londres.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou nesta segunda que 11 pessoas permanecem sob custódia por suspeita de ter algum envolvimento com a ação terrorista. Ela também prometeu medidas mais duras contra o terrorismo.
O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado, que deixou ainda dezenas de pessoas feridas. De acordo com a CNN, 36 vítimas continuam hospitalizadas e 21 estão em estado crítico.
De acordo com a agência Reuters, o grupo terrorista difundiu uma mensagem no sábado pela manhã, pelo aplicativo Telegram, convocando seus seguidores a promover ataques com caminhões, facas e armas durante o Ramadã, mês sagrado de jejum e orações para os muçulmanos.
Embora o Reino Unido ainda não tenha divulgado a identidade das vítimas, o nome da primeira delas já foi anunciado pela família: a canadense Chrissy Archibald, que se mudou para Londres para morar com o noivo.
Ataque
Por volta das 21h (horário local, 18h em Brasília), os terroristas atropelaram com uma van os pedestres que passavam pela London Bridge, um dos cartões-postais da cidade. Relatos de testemunhas apontam que a van deixou a área reservada aos veículos na ponte e avançou contra os pedestres na calçada a mais de 80 Km/h.
Depois os homens sacaram facas e passaram a atacar pessoas que estavam em bares e restaurantes nas proximidades do Borough Market. Leia mais sobre a sequência das ações.