
Tosse persistente por mais de três semanas. Esse é um dos principais sintomas que apontam para tuberculose, doença que mata cerca de 4.600 pessoas por ano no Brasil. Salvador é a 4° capital em número de casos de patologia do país, com uma média de 2.200 novos casos notificados a cada ano.
Visando alertar a população soteropolitana sobre a importância da realização do exame para detecção precoce do agravo, a Secretaria Municipal da Saúde lançou o projeto Salvador: Unidos contra Tuberculose, onde artistas locais envolvidos na estratégia postaram em suas redes sociais vídeos com a hashtag #tuberculosetemcura.
“Nossa meta é criar uma grande corrente nas redes sociais para o incentivo do diagnóstico da doença”, explicou Sandra Pereira, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose.
A atual gestão estruturou todas as unidades básicas para o acompanhamento integral dos pacientes acometidos pela patologia. Nesses postos, os infectados são assistidos por uma equipe multidisciplinar num tratamento que dura em média seis meses de forma totalmente gratuita.