Sílvio Humberto
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

“Essa atitude truculenta lembra os tempos sombrios em que a polícia invadia, depredava, reprimia e perseguia o candomblé por racismo e intolerância religiosa, é um retorno ao passado?”. Indignado com o “desrespeito” de policiais militares do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), o vereador Sílvio Humberto (PSB) questionou uma operação realizada no bairro do Curuzu, na última quinta-feira (17), que resultou numa invasão ao terreiro Hunkpame Salavu Vodun Zo Kwe.

Acreditando que a Casa Legislativa não deve se calar perante a ação “completamente desproporcional”, o parlamentar acionou a Comissão de Reparação da Câmara de Vereadores e afirmou que na próxima segunda-feira (21) estará em reunião com os membros do colegiado e representantes do terreiro para dialogar sobre quais medidas serão tomadas. “Cabe sim processo por danos morais e materiais, não podemos esquecer que o terreiro é tombado pela Lei de Preservação do Patrimônio Cultural de Salvador”, lembrou Sílvio Humberto.

De acordo com o líder religioso Amilton Costa, cerca de cinco PMs pularam o muro do terreiro, invadiram o imóvel arrombando a porta da cozinha e teve uma arma apontada ao seu rosto. Assustados, adeptos das religiões de matriz africana se mobilizam e temem novas operações desta natureza.