Salvador, a primeira cidade planejada do Brasil e uma das mais antigas da América do Sul, completa 468 anos nesta quarta-feira, dia 29 de março. Para celebrar a passagem da data, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia, moção de congratulações e aplausos.
No documento, o parlamentar destacou o potencial turístico e a cultura de Salvador, que é representada por várias atividades, a exemplo da capoeira, da comida típica, das artes cênicas, das religiões, da literatura, da música e das festas tradicionais.
“Ao completar 468 anos, a terra dos soteropolitanos, dos baianos, dos brasileiros, dos estrangeiros, continua esplêndida. Suas praias, seu sol, suas praças, sua arquitetura, o Farol da Barra, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, a Cidade Alta, a Cidade Baixa, a Feira de São Joaquim e sua gente maravilhosa são motivos de orgulho para todos”, exaltou.
Com uma população estimada em 2.938.092 habitantes, segundo dados do IBGE/2016, e a economia voltada para o comércio, a indústria e o turismo, Salvador tornou-se um centro cultural que divulga o Brasil no exterior.
Fundada por Thomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil, a capital baiana já funcionou como a capital do país de 1549 a 1763 e da América Portuguesa até 1763.