A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), com apoio da Transalvador, realizou durante todo o dia de hoje (10) mais uma edição da Operação Sucata, ação que recolhe veículos abandonados das vias de Salvador, evitando proliferação de pragas e acúmulo de resíduos. A ação ocorreu nos bairros da Mata Escura, Cabula, São João do Cabrito e na Avenida Gal Costa. Ao todo, foram removidas pelo órgão seis sucatas, que foram encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), sediado na Avenida San Martin.
De acordo com o encarregado da operação, José Silva, alguns dos veículos já estavam degradados, comprometendo a saúde e segurança dos moradores do entorno. “Aqui no Condomínio Morada do Sol, na Mata Escura, quando fizemos a avaliação do veículo, percebemos que ele já estava acumulando muito lixo e proliferando ratos e outros insetos”, explicou. Além das remoções, outros três veículos foram retirados através dos proprietários. Também foi emitida uma notificação.
A síndica do condomínio, Nélia Ceuta, ressaltou a importância da realização da operação. “A equipe veio na hora certa. A sucata estava com os vidros quebrados acumulando água da chuva e proliferando mosquitos. Ficamos satisfeitos com a execução do serviço”, completou.
Os cidadãos que tiveram seus veículos apreendidos podem realizar a retirada na Segub, mediante apresentação de documento de identidade com foto e documentos do veículo. O prazo para reivindicar seu bem é de até 60 dias, pagando multa de R$ 805. Caso contrário, a sucata é leiloada. A população pode denunciar o abandono de sucata em vias públicas através do telefone 156 ou pelo portal Fala Salvador, disponível no endereço www.falasalvador.ba.gov.br.