O vereador Geraldo Júnior (SD), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Salvador, se reuniu na tarde desta quarta-feira (9) com o Secretário de Segurança Pública Mauricio Barbosa, para solicitar ações que diminuam o índice de criminalidade na capital, com foco nas áreas de lazer, como bares e restaurantes. Também participaram do encontro o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Luiz Henrique do Amaral, representando a Polícia Militar o Coronel Sturaro, e o Tenente Coronel Portugal, Sub Comandante responsável Regional Atlântico, e ainda o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Bernardino Brito.
Na ocasião, os representantes da ABRASEL falaram do sentimento de insegurança que os donos de bares e restaurantes da cidade têm ao manter seu estabelecimento aberto até tarde da noite. Dentre as queixas apresentadas pelo presidente da ABRASEL destacam-se assaltos a clientes e funcionários e, consequentemente, a perda de clientela.
Geraldo Júnior disse que vai lutar por ações de segurança pública mais eficazes para a categoria. “É necessária, dadas as circunstâncias, a cobrança de ações mais fortes a fim de afastar ou diminuir as atividades criminosas que estão acontecendo rotineiramente nos bares e restaurantes de Salvador. Saímos desse encontro com a certeza de que empresários do setor e polícia estarão juntos nessa luta de combate ao crime organizado”. O secretário Maurício Barbosa afirmou que também vai trabalhar nesse sentido. “É preciso ter a visão de que a segurança pública deve ser realizada e garantida para todos. Precisamos garantir a segurança, tanto do trabalhador quanto da clientela que frequenta os locais. Foram dadas sugestões e agora vamos colocar em pratica o que for possível”, ressaltou Mauricio Barbosa.
Durante o encontro, a Polícia Militar sugeriu que o Programa Vigilância Participativa (curso preparatório para porteiros) se estenda para vigilantes, garçons e manobristas, a fim de estreitar vínculo entre a polícia e a sociedade. Outras ações como iluminação pública e visitas periódicas de policiais em viaturas, iniciando pelos bairros com maior concentração de bares e restaurantes, também foram medidas apresentadas pelo secretário de segurança pública com o objetivo de inibir os atos criminosos.