
Além dos 40 pontos fixos de salvamento, mais quatro postos volantes estão de plantão dando apoio à equipe. O primeiro irá atender o Jardim de alah até Patamares, o segundo dará suporte na região de Patamares até a igreja de Itapuã, o terceiro ficará entre a Igreja de Itapuã até a praia do Flamengo e, por último, do Flamengo a Ipitanga. Além dos equipamentos de uso regular como nadadeiras, salsichões e pranchas, os salva-vidas terão a disposição dois jet skis e um bote.
De acordo com o chefe de Busca e Salvamento da Salvamar, Ricardo Henrique, a operação especial foi montada com o objetivo de reduzir o número de ocorrências. “No ano passado, tivemos muito trabalho, foram muitas ocorrências, mas este ano estamos nos prevenindo para que não aconteça o mesmo”, explica. Em 2015, foram registradas 54 ocorrências apenas no feriado de 7 de Setembro, entre elas duas crianças perdidas, um resgate de corpo no mar e um afogamento fatal.
Para que os banhistas possam desfrutar de um banho de mar mais seguro, a Salvamar orienta que fiquem atentos às bandeiras de sinalização disponíveis ao longo da orla, pois elas devem indicar onde possui um posto de salvamento (bandeira amarela) ou o local que oferece perigo (bandeira vermelha). Em caso de emergência dirija-se até um posto salva-vidas mais próximo ou ligue para a sede do grupamento, localizada na Av. Octávio Mangabeira, Patamares, através do número 3363-5333.