Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

12715722_885939448189192_8055382037140027684_n

A aproximação entre o Governo da Bahia e a população foi mais uma vez estimulada, na tarde desta quarta-feira (17), pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Vinculado à Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), o órgão enviou técnicos ao bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde atendeu moradores do local.

Reclamações, denúncias, críticas e elogios à gestão pública estadual foram registrados pela OGE na sede da Associação Recreativa Bonfim de Esportes. O diretor-administrativo da entidade, Aloísio Azevedo, foi um dos moradores do bairro que registrou ocorrência relacionada à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e à segurança pública na região. Ao concluir o procedimento, ele ressaltou a importância do atendimento.

“Já conheço os serviços da Ouvidoria Geral. É realmente muito importante esse canal de comunicação entre o Estado e a comunidade. Com ações como esta, a gente sente que tem voz e pode contribuir para que o governo resolva nossos problemas”, afirmou Azevedo.

Função da OGE

O ouvidor-geral Yulo Oiticica acompanhou o atendimento em Periperi e explicou à comunidade a função estratégica do órgão. Para ele, os registros das ocorrências servem como termômetro para avaliar a qualidade dos serviços e a atuação do Governo do Estado.

“É muito importante estar próximo da população. Assim, o governo fica sabendo o que pode melhorar e como atender melhor o cidadão. A informação é um direito das pessoas garantido por lei. Ela proporciona a transparência da gestão pública”, disse Oiticica.

Criada há 13 anos, a Ouvidoria Geral do Estado tem ampliado os mecanismos para proporcionar transparência na gestão pública e garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) sancionada, na Bahia, em 2012. Somente nos primeiros 20 dias de 2016, o órgão recebeu cerca de 2,5 mil manifestações – encaminhadas por cidadãos de várias partes do estado – registradas no Sistema TAG, que pode ser baixado em dispositivos móveis, onde é possível acompanhar o andamento da ocorrência.

Além do projeto Ouvidoria nos Bairros, que leva os serviços prestados até à comunidade, os cidadãos podem ter acesso à OGE pelo site www.ouvidoriageral.ba.gov.br e telefone 0800-284-0011. Presencialmente as opções são a sede da Ouvidoria (3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, Centro Administrativo da Bahia) e os postos de atendimento do SAC Móvel.

Repórter: Leonardo Martins

SECOM

You may also like