Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Marcell Fala Bicho
Marcell Fala Bicho

O programa Fala Bicho, apresentado pelo deputado estadual Marcell Moares (PV), debateu neste sábado, 31, o papel da sociedade na causa animal. Estiveram na Rádio Tudo FM a protetora independente da cidade de Camaçari, Priscila Lessa, e a Vice Presidente da ONG GEAMO, Marcelle Moraes. Segundo Priscila, os protetores de animais da cidade de Camaçari sofrem com a ausência do poder público, principalmente quando o assunto é castração e combate a doenças como a leishmaniose. “Em Camaçari nós temos muita dificuldade no controle de animais abandonados. Falta conscientização da população que permite o cruzamento indiscriminado. A gente observa, inclusive, animais que têm dono, mas que vivem nas ruas. Além disso, em Camaçari há uma incidência muito grande de leishmaniose, que é uma zoonose transmitida por um mosquito. Muitas vezes a gente resgata o animal, e ai descobre que ele tem a doença. O tratamento é difícil, o medicamento é importado, e nós não contamos com a ajuda do poder público para combater a doença, que também atinge os seres humanos”, disse Priscila.

Durante o programa o deputado Marcell Moraes lembrou que hoje, só em Salvador, existem 200 mil animais abandonados, e que o primeiro passo para evitar o aumento da população animal é a castração. “Nós lutamos e conseguimos o Castramóvel para Salvador, mas um ainda é pouco. Já apresentei um projeto na Assembleia Legislativa para que o Castramóvel seja levado para todo o estado, e espero e confio que os meus colegas deputados aprovem o projeto e o governador Rui Costa atenda a esse pedido”, afirmou Marcell.
Para Marcelle Moraes, em paralelo com a ajuda do poder público, a sociedade também precisa ser responsável pelo bem estar dos animais. “A gente não tá pedindo que todo mundo ame os animais incondicionalmente, mas que eles sejam respeitados. Não é porque a gente não gosta de bicho que a gente vai maltratá-lo. Ele não tem culpa de estar na rua. Se ele está lá é porque alguém o abandonou. Eu parto do princípio que a educação começa em casa. O pai e a mãe devem ensinar o respeito ao próximo, seja a um ser humano ou um animal. Porque se hoje você bate em um bicho, amanhã você pode bater em um ser humano também”, criticou Marcelle.
O programa Fala Bicho vai ao ar todos os sábados, das 9h às 10h, na Rádio Tudo FM.

You may also like