Aedes
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Aedes
Aedes

Para o enfrentamento da dengue, zika víris e chikungunya em Salvador, a Prefeitura retoma nesta sexta-feira (21), a partir das 9 horas, na região da Boca do Rio, a ação de abertura de imóveis fechados e/ou abandonados para detecção de possíveis criadouros e focos do Aedes aegypti e albopictus, mosquitos transmissores das doenças. O ponto de partida será em frente ao 12º Centro de Saúde Alfredo Bureau, no Marback.

A linha de atuação contará com o auxílio de um chaveiro e a parceria de prepostos da Guarda Municipal que ajudarão os agentes de combate às endemias na entrada das propriedades.

Aliado a essa estratégia, a Secretaria Municipal da Saúde segue conjuntamente com a Limpurb com os “faxinaços” de limpeza nessa sexta (21) e sábado (22), das 09 às 15 horas, em dez bairros espalhados pela capital. Desde que foram retomados pela Prefeitura no final de julho, os mutirões contra o Aedes já beneficiaram 21 bairros do município, recolhendo aproximadamente 520 toneladas de lixo nas localidades, além de visitar cerca de 7 mil imóveis e eliminar mais de 14 mil focos do vetor.

Dados – O trabalho preventivo realizado em Salvador desde o ano passado resultou em uma redução de 77% no número de casos confirmados de dengue no município. De janeiro a agosto de 2015, a capital baiana registrou 478 casos da patologia, enquanto no mesmo período do ano passado, foram confirmadas 2.053 pessoas infectadas. A Vigilância Epidemiológica da SMS confirmou ainda, três casos de zika vírus nos primeiros sete meses deste ano, enquanto outras 17 mil ocorrências suspeitas seguem sob análise. No caso da chikungunya, a Prefeitura contabiliza quatro casos em 2015.

Bairros que receberão o faxinaço nesse final de semana:

– Pirajá

– Valéria

– Bom Juá

– Fazenda Grande

– Marechal Rondon

– Campinas de Pirajá

– Boa Vista de São Caetano

– Monte Serrat

– Sussuarana Velha

– Região Itapagipana