
“O Natal envolve um conjunto de fatores que passam pelo aspecto comercial, social e, principalmente, emocional. É neste ponto que a iluminação temática está inserida. O cidadão espera o ano inteiro para ver a decoração, as luzes natalinas. Há sempre uma grande expectativa para conhecer as novidades. As famílias se organizam para ver a cidade iluminada nesta época do ano. Isso tem impacto no comércio, pois as pessoas estão mais propensas a consumir. Afeta o setor do turismo, pois há uma grande leva de visitantes na cidade neste período festivo”, diz Bruno Barral, diretor de Iluminação da Semop.
Embora o clima seja de celebração, o diretor reitera um pedido para que o cidadão conviva com a cidade de maneira a conservar o patrimônio e toda a infraestrutura oferecida. “É necessário alertar as pessoas para que tenham um carinho ainda maior com a cidade. Para que não vandalizem ou depredem os bens públicos, pois a decoração, bem como os demais equipamentos oferecidos, são presentes para a cidade, para que todos possam desfrutar”, finaliza.
Além da iluminação e decoração, a Prefeitura já lançou uma grande programação natalina, que envolve concertos musicais, apresentações teatrais e muitas outras novidades. As áreas que receberão a iluminação temática de Natal em Salvador são as seguintes:
Circuito Centro – Campo Grande; Avenida 7 de Setembro; Rua Forte de São Pedro; Sulacap; Casa de Itália; Praça Castro Alves; Rua da Misericórdia; Rua Chile; Câmara Municipal; Prefeitura; Praça da Piedade; Relógio de São Pedro; Lapinha e Baixa dos Sapateiros.
Circuito Barra – Barra; Avenida Centenário e Dique do Tororó; Praça Orugan e Avenida Garibaldi.
Cidade Baixa – Bonfim; Rua Direta do Uruguai; Largo de Roma; Largo da Boa Viagem; Praça Dodô e Osmar; Praça Irmã Dulce; Orla da Ribeira e Caminho de Areia.
Subúrbio – Cajazeiras; Mussurunga; Baixa do Fiscal; Lobato; Plataforma; Terezinha; Periperi e Paripe.
Ilhas – Ilha de Maré (Botelho, Santana e Praia Grande); Paramana (Bom Jesus).