Sofrimento na vida universitária, há braços que cuidam.
O crescente número de estudantes que buscam ajuda por conta de apresentarem sintomas de depressão nos últimos anos têm levado diversas instituições a promoverem campanhas, como o Setembro Amarelo, com o objetivo de informar as pessoas sobre suicídio e depressão. As Polêmicas Contemporâneas da Faculdade de Educação da UFBA promovem o debate Sofrimento na vida universitária, há braços que cuidam, na próxima segunda feira, dia 17 de setembro, a partir das 19 horas, no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA. O evento é aberto ao público.
Farão parte da mesa de debates a psicanalista Lêda Lessa, professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a professora da FACED/UFBA, Thaiz Goldstein, psicóloga com aprimoramento em Saúde Mental Multiprofissional e doutorado em Psicologia escolar e do desenvolvimento humano, integrante Fórum sobre Medicalização da Educacão e da Sociedade, Preceptora do Programa PSIU de Saúde Mental e Bem Estar da UFBA, e Coordenadora do Projeto Sankofa “Pedagogias Marginais e Diversidade”, Angélica Mendes, psicóloga, especialista em Psicologia Hospitalar pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, coordenadora Técnica do Núcleo de Atenção Psicopedagógica da Bahiana, Denise Vieira da Silva, psicologa, pesquisadora do Centro de Estudos em Humanidades- CRH/UFBA e atualmente Ouvidora Geral da UFBA, Soraya Carvalho, psicóloga, psicanalista e idealizadora e Coordenadora do NEPS – Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, membro-fundador e da diretoria da ABEPS – Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio e da ASULAC – Associação de Suicidologia da America Latina e Caribe, autora do livro: “A morte pode esperar?”, e a estudante de Geografia da UFBA, Roberta Ferreira, bolsista no Projeto Sankofa, envolvida na gestão do DA de Geografia e em redes de solidariedade estudantil.
Polêmicas Contemporâneas é um componente curricular oferecido pelo Departamento II da Faculdade de Educação da UFBA para todos os cursos da UFBA. Os debates são sempre abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia ou pagamento de taxas, sendo transmitidos ao vivo pelo Canal Polêmicas (www.canalpolemicas.faced.ufba.br).
Os debates anteriores podem ser acessados na página do curso (www.polemicas.faced.ufba.br), todos licenciados Creative Commons licença CC by, sendo permitido copiar, distribuir e remixar.