Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

pgp2Com a participação de cerca de 3 mil pessoas, o Plano de Governo Participativo (PGP) do PTN foi lançado no município de Esplanada. Além do deputado estadual Alex Lima, representante da região na Assembleia Legislativa, o evento contou com a participação dos secretários de saúde (Sesab) e relações institucionais (Serin), respectivamente, Fábio Vilas-Boas e Josias Gomes, vereadores e o prefeito do município, Rodrigo de Dedé. Incentivar a participação popular no crescimento do município é o principal objetivo do Plano.

Recepcionado de forma calorosa, o deputado Alex Lima destacou a importância da população no planejamento da cidade. “Um político não governa sozinho, pois a verdadeira mudança é feita pelo povo. Ver este local repleto de esplanadenses é um orgulho para quem trabalha em busca de melhorias para a cidade. Temos condições de melhorar ainda mais e vamos continuar avançando, pois Esplanada não quer retroceder”, disse o parlamentar, agradecendo ainda a presença dos secretários, representando o governador Rui Costa (PT). “Ter dois secretários de peso na nossa cidade e a presença massiva da população é prova de que temos apoios importantes para trabalharmos em prol de mais investimentos para Esplanada”, afirmou.

O Plano de Governo Participativo (PGP) foi uma estratégia utilizada pelo governador Rui Costa (2014), adaptado ao município. Ouvindo diversos segmentos, sindicatos e associações da cidade, o partido articulará estratégias para aprofundar o diagnóstico, identificar avanços e limitações das políticas públicas em Esplanada, apontando propostas e prioridades de gestão. “Queremos construir um programa conversando com as pessoas e com todas as regiões”, disse Rodrigo de Dedé.

Moradora do bairro do Timbó, Rosineide Silva, 46 anos, elogiou o PGP afirmando que somente a população conhece os problemas da cidade. “Os moradores sabem de todos os problemas, por isso é justo que a gente escolha o que precisa ser resolvido mais rápido”, disse.

Durante o discurso, o secretário Fábio Vilas Boas falou sobre a saúde do município e a construção de novas policlínicas, em 2017, sendo Esplanada uma das cidades contempladas. “Este é um mérito que se consegue através do contato com a população”, afirmou. O titular da Serin incentivou a participação dos moradores no PGP e pediu que o plano fosse visto como exercício da cidadania. “A população precisa exercer o direito que tem sobre os governantes, levantar demandas e propor ideias para a cidade. Isto é um exercício da cidadania”, completou.

Hospital do Litoral Norte

Alex Lima ainda aproveitou a presença dos secretários e pediu que levassem ao governador os principais pleitos da população. Entre os pedidos, o parlamentar destacou a construção do Hospital do Litoral Norte e a BA 400, que liga o nordeste da Bahia ao Litoral Norte e as comunidades de Palame e Baixio. “Sabemos das limitações e dificuldades que atravessamos, mas o sonho dessa região é ter um sistema de saúde próprio. Por isso, os moradores sonham e aguardam, assim que puder, pelo Hospital do Litoral Norte, no qual as pessoas pudessem nascer e cuidar de suas saúdes, sem precisar sair da cidade”, disse Alex Lima para o titular da Sesab. 

Já para o secretário Josias Gomes, o parlamentar destacou a importância da construção da BA 400 para o Litoral Norte. “Quando governador Jaques Wagner construiu e recuperou diversas estradas. Mas temos um sonho de mais de 20 anos, que é a BA 400. Pedimos para, assim que possível, que licitem esta obra tão importante para Esplanada e a região”, completou. 

You may also like