Na tela principal, ícones para comunicar acidentes, semáforos com defeito, óleo na pista, estacionamento irregular, problemas com sinalização, veículos quebrados na via e outras interferências, como postes e árvores caídos, animais e buracos no caminho, incêndio, manifestações e pontos de alagamento. Má conduta ou ausência de guardadores de veículos também podem ser lançadas. A ocorrência pode ainda ser detalhada por tipo, com endereço, espaço para comentário e possibilidade de envio de foto.
O aplicativo mostra o histórico de solicitações de cada usuário, oferecendo possibilidade de registro de seu próprio acidente, ligação direta para a ouvidoria Fala Salvador, além de acesso ao Facebook e ao Twitter oficiais da Transalvador. Em caso de trote, o usuário recebe uma mensagem informando o caráter criminoso de sua ação, alertando-o para a possibilidade de ser banido do aplicativo se houver reincidência. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico noacidadao.com.br.
“Tem sido uma marca da nossa gestão trabalhar com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Ano passado, lançamos o Núcleo de Operação Assistida (NOA), facilitando a gestão e a tomada de decisões sobre o trânsito da nossa cidade. Agora estamos em fase de implementação dos semáforos inteligentes. O aplicativo, somado ao controle que existe hoje das nossas câmeras feito pelo NOA, junto à implementação do sistema dos semáforos inteligentes – que será lançado em breve –, junto ao sistema de controle do transporte, passamos a posicionar Salvador no que há de mais moderno na vanguarda das ferramentas tecnológicas à disposição para facilitar a vida no cidadão no que se refere à mobilidade”, afirmou o prefeito.
Estrutura – Toda uma estrutura de retaguarda foi montada pela Transalvador a fim de prestar o melhor atendimento aos cidadãos. Prepostos atuarão 24 horas no Núcleo de Operação Assistida (NOA) para responder às demandas. Inicialmente, o software distribuirá sistemática e inteligentemente as solicitações que chegarão através do aplicativo, sendo encaminhadas aos setores internos e às gerências de Fiscalização, de Sinalização e de Projetos de Trânsito. “Esse é um software construído entendendo o perfil da cidade e do usuário. Não é um aplicativo de prateleira, comprado pronto. Foi feito dentro do órgão, ouvindo os agentes que têm expertise no atendimento das ocorrências, respeitando o perfil da cidade. Foi totalmente customizado para Salvador”, observou o superintendente do órgão, Fabrizzio Muller.
Com os dados colhidos pelo app, de reclamações e demandas sem resposta imediata, o planejamento das ações da autarquia poderá ser aperfeiçoado. Por meio de georreferenciamento, a Transalvador sabe precisamente, por exemplo, onde a fiscalização deverá atuar mais, dias da semana e horas em que há mais incidência de determinadas ocorrências reportadas, como estacionamento irregular e acidentes. A medida também serve para a resolutividade de problemas que envolvam outros órgãos, como queda de árvore ou pontos de alagamento, por exemplo, ou até mesmo em casos de acidentes com vítimas, através do qual a Transalvador poderá informar imediatamente o ocorrido ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Núcleo – O aplicativo é mais uma ferramenta do Núcleo de Operações Assistidas (NOA), iniciado em junho de 2015 e gerenciado por meio da Transalvador. Através de sistemas, equipamentos, instalações e mão de obra qualificada, o NOA é um ambiente tecnicamente capaz de orientar seu planejamento e auxiliar o acompanhamento das ações do órgão, otimizando recursos e atuando de forma mais eficiente.
O núcleo possibilita ainda registro e mensuração, com cruzamento de dados, de todas as ocorrências de trânsito, como acidentes e infrações, produzindo gráficos, painéis e indicadores, construindo cenários e expectativas e dando embasamento às estratégias traçadas. O NOA conduz a Transalvador na seleção dos pontos da cidade em que as ações são mais necessárias, de que forma deve atuar, indicando a quantidade de agentes e recursos que devem ser alocados. O talonário eletrônico, já em funcionamento e que funciona por meio de smartphones conectados pelo canal de dados 4G, também é parte do sistema.
Semáforos inteligentes – O prefeito ACM Neto e o superintendente Fabrizzio Muller aproveitaram a oportunidade para anunciar que em breve será colocado em funcionamento o sistema de semáforos inteligentes na cidade. Os estudos já começaram, com as análises das interseções onde os equipamentos serão necessários e contagens volumétricas de fluxo. “Esses semáforos inteligentes serão interligados por fibra ótica. Estamos na fase de implantação da fibra ótica, e logo após os semáforos serão ligados. Identificamos um corredor principal, mais nervoso da cidade mesmo com todas as melhorias que já foram feitas, que fica entre o início do Vale do Canela, chegando até o início da Avenida Paralela, para dar início a essa operação”, explicou o superintendente.
O prefeito destacou também que o sistema será implantado de forma progressiva na cidade. “Evidente que é um sistema progressivo, que vai ser ampliado aos poucos na cidade e levado para outras vias. Esse grande corredor, que vem do Vale do Canela e vai até a Paralela, alcançando transversais como Rio Vermelho e Itaigara, vai ser a primeira parte. A nossa expectativa é que o sistema possa está funcionando plenamente até o fim de agosto”, acrescentou.
Os semáforos de Salvador funcionam hoje com programações previamente estabelecidas, pouco variáveis, aplicadas por faixas de horário, o que torna a sincronia entre eles imprecisa. O novo sistema semafórico envolverá 45 cruzamentos, com 26 equipamentos de controle dos tempos de cerca de 90 sinaleiras, passando por importantes corredores, como as avenidas Garibaldi e ACM. O investimento para essa estrutura será de R$ 12,6 milhões, como contrapartida dos shoppings centers pela autorização para cobrança de estacionamento.
Demais avanços – Além do trânsito, a área de transporte também já conta com a tecnologia para melhorar a mobilidade dos cidadãos. Um dos principais é o Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema do transporte público, implantado em maio de 2015 e gerenciado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) na sede do órgão, em Amaralina, e no posto avançado localizado na Estação da Lapa, permitindo o monitoramento em tempo real de todos os 2,7 mil ônibus da cidade por meio de GPS. A ferramenta possibilita acesso rápido aos motoristas nas ruas.
Pelo CCO é possível identificar minuciosamente o roteiro dos ônibus, o tempo de circulação, as paradas nos pontos e possibilitar a mudança de itinerário caso seja visualizada alguma eventualidade. Para o perfeito funcionamento do CCO, todos os mais de três mil pontos de ônibus de Salvador foram georreferenciados. Através deste recurso e dos GPS instalados nos coletivos, o centro apresenta todas as alterações no sistema do transporte público em tempo real, via satélite. Os dados que abastecem este sistema são os mesmos fornecidos para os painéis informativos disponíveis nos principais pontos da cidade, como estações de transbordo de universidades.
Outra ferramenta importante é o aplicativo CittaMobi, que interage com o CCO e permite aos usuários de transporte público acompanhar pelo smartphone a movimentação dos ônibus, além de poder comunicar através do aplicativo diversas ocorrências relacionadas ao setor, como a não parada no ponto, desvio de itinerário, limpeza, avaliação dos motoristas e incidente grave.
De maio de 2015 até junho deste ano, já foram registrados 704.418 downloads do CittaMobi, com 137.333 usuários ativos. Apenas no mês passado, foram mais de dois milhões de acessos. O aplicativo está disponível para iOS e Android, mas quem não possui aparelhos com esses recursos pode fazer o mesmo tipo de acesso através do site cittamobi.com.br.