Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
18_11_2016_palestras-limpurb_-cosciencia-negra_novembro-azul_foto_jefferson-peixoto_agecom-165A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20), e à campanha de conscientização para prevenção do câncer de próstata, promoveu na manhã desta sexta-feira (18) palestras com as duas temáticas para mais de 200 funcionários do órgão. O evento aconteceu na sede da Limpurb, na BR-324, e contou com as presenças do presidente da empresa, Kaio Moraes, e da secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento.
“Pintamos caminhões para a campanha do Outubro Rosa, que foi um sucesso, e agora para o Novembro Azul. Tudo para chamar atenção das ruas, mas o evento de hoje traz consciência para o público interno, que é nosso patrimônio. Não tem como cuidar da cidade se não houver cuidado com a parte interna da Limpurb. O tesouro para contribuir com a limpeza da cidade são as pessoas, não as máquinas”, disse Kaio.
A palestra foi aberta pela médica generalista lotada na Unidade de Saúde da Família Antônio Lazzarotto, Adma Barros, que abordou temas sobre a saúde masculina, como disfunções erétil e ejaculatória, perda da libido, alterações na próstata (hiperplasia benigna e maligna), além dos cânceres de pênis e de testículo. “Os homens ainda têm dificuldades para fazer exames preventivos que seriam muito naturais. Para os que têm acima de 40 anos, basta que pelo menos uma vez ao ano seja feito exame laboratorial, a exemplo do PSA – Prova do Antígeno Prostático”, esclareceu a especialista.
“Se houver alteração nos níveis de proteínas que são eliminadas pelo tecido prostático, o paciente é encaminhado para um urologista para fazer outros tipos de procedimentos, como ultrassonografia de próstata e toque retal”, acrescentou Adma. Ela aproveitou a ocasião para aconselhar aqueles que sentem dificuldade de manter atividade sexual satisfatória, incontinência ou desconforto urinário a procurar a USF Antônio Lazzarotto, em Plataforma, para atendimento preventivo que acontece aos sábados e quintas-feiras, das 8h até 17h.
 
Consciência – O agente de limpeza Edvaldo de Assis, 54, trabalha no Núcleo de Limpeza da Ribeira. Ele disse que nunca tinha participado de uma palestra sobre o tema. “Deixei de me cuidar após perder alguns familiares, mas tomei ciência hoje de que preciso olhar para a minha saúde. Já peguei informações para ir até o posto de saúde amanhã (sábado) para fazer o exame laboratorial”.
Ao lado dele, o agente de limpeza Osvaldo Caetano, 59, afirmou que ficava “cabreiro” com os comentários maldosos que os colegas faziam sobre o exame de toque e, por isso, nem pensava em passar pelo procedimento. Após a palestra, ele decidiu ir até a unidade Antônio Lazzarotto na próxima quinta-feira para iniciar os exames.
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a secretária de Reparação, Ivete Sacramento, foi convidada para falar sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura, coordenado pela Semur, que tem como meta a promoção da igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. “A gente conta com a sensibilidade do gestor da pasta de abrir as portas e trazer pessoas para ouvir, participar e aplicar o que absorver nessa capacitação. O racismo é um lixo moral que faz com que as pessoas não estejam atuantes no desenvolvimento do país”, disse.

You may also like