Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo social nas comunidades de Salvador, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), iniciou, no último sábado (26), a formação Cidadão em Ação com lideranças comunitárias que acompanham as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A ação visa formar agentes sociais para o fortalecimento da cidadania e a melhoria dos serviços públicos prestados pelo Governo do Estado nas comunidades.

O encontro aconteceu no Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, em Bonfim, Cidade Baixa, reunindo moradores do Mirante do Bonfim, do Alto do Cabrito, Lobato, Pirajá, Alagados e Nova Constituinte.

De acordo com Graziene Amorim, da Coordenação de Projetos Sociais da Conder, o grupo reúne pessoas que fazem o controle social das obras do PAC na região da Cidade Baixa e Subúrbio Ferroviário. “O nosso objetivo é capacitar essas pessoas, que acreditam na sua contribuição para a qualidade dos serviços públicos prestados pelo Governo Estadual, para fortalecer a participação social e cidadania nas comunidades. O fortalecimento do grupo é fundamental para a qualidade das ações realizadas pelo Governo”, disse.

Ainda segundo Graziene, essa é a primeira turma da Conder que participa da formação oferecida pela OGE. “Quando essa turma concluir o curso, organizaremos uma com funcionários da empresa e uma com lideranças comunitárias de outros bairros da cidade”, concluiu a servidora.

O curso é destinado a cidadãos que, de forma voluntária, querem ser multiplicadores do protagonismo social em suas comunidades. A ação consiste em despertar a consciência social sobre disputa de classes, ideologia dominante, e convivência em grupo para a participação social e política qualificadas.

Para a dona de casa Elza Cândida, moradora de Alagados, “as comunidades precisam estar unidas para buscar a melhoria da prestação dos serviços públicos e este momento é para fortalecer as comunidades. A partir do momento que nós estamos aqui aprendendo novas coisas, nós podemos levar para os bairros e orientar os moradores sobre a importância da participação de todos”, explicou Elza.

Já para Gilberto Cazais, morador do Alto do Cabrito, a parceria entre a comunidades e o Governo estadual é fundamental. “Nós queremos ver as coisas acontecer, queremos ver a melhoria da vida das pessoas e para isso precisamos desta parceria com o Governo, ela é muito importante”, completou.

Responsável pela exposição do conteúdo, o ouvidor geral, José Maria Dutra, esclareceu o objetivo da Ouvidoria Geral com a formação Cidadão Ação. “Esse vínculo com a comunidade nos ajuda saber o andamento das obras do Governo Estadual nos bairros e conhecer problemas que podem ser solucionadas pelo Governo. O nosso intuito é promover essa conscientização e o sentimento de pertencimento dos cidadãos para que estes possam agir de forma qualificada nos espaços de decisão social e política, promovendo a transformação de estruturas sociais que estabeleceram ao longo dos séculos a desigualdade social”, disse Dutra.

A formação terá mais três encontros e é composta pelos seguintes temas: Comunicação Não Violenta – CNV, Classes sociais e ideologia dominante e Convivência em grupo.

Fonte: Ascom/OGE

You may also like