A tradicional caminhada da Lavagem do Bonfim será iniciada nesta quinta-feira (12) com uma cerimônia inter-religiosa realizada na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. Organizado pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o evento começa às 8h e a abertura será realizada pelo padre Irineu Menezes, vigário da basílica. Em seguida, o Coral Basílica da Conceição da Praia, regido pelo maestro David Alves Tourinho, vai entoar a “Oração de São Francisco”.
Logo depois, representantes das diversas religiões vão deixar mensagens de paz ao público. Além do padre Irineu, também estarão presentes os representantes da Federação Espírita da Bahia, Marcel Mariano Cadidé; da Matriz Religiosa Afrobrasileira, Tata Anselmo Santos, do Terreiro Mokambo; do Hinduísmo, Ida Meireles, da Organização Brahma Kumaris; da Legião da Boa Vontade (LBV), Marina Krieger; e da Federação do Culto Afro Brasileiro, Aristides Mascarenhas. O final da cerimônia será marcado com o hino em louvor ao Senhor do Bonfim e queima de fogos.
Após a celebração, fiéis com camisas padronizadas começarão o percurso até a Colina Sagrada, sendo seguidos por um dos símbolos da festa – o cortejo das baianas. Em frente à Basílica do Bonfim, membros da igreja receberão os peregrinos ao som de cânticos religiosos para dar início à celebração, que será ministrada pelo pároco Edson Menezes.
A lavagem do adro pelas baianas está prevista para as 12h. Após esse ritual, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até às 18h. O tema da festa este ano é “Vinde todos à mansão da misericórdia”.