A Frente Parlamentar de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, será lançada amanhã às 10h na Sala Laurentina Pugas, no Paço Municipal e, ainda, será realizado um ato Solene, às 19h, no auditório da Associação Baiana de Medicina.
O colegiado, proposto e presidido pelo vereador Cezar Leite (PSDB) tem como objetivo tratar sobre o panorama atual da saúde mental de Salvador e dos índices alarmantes de suicídio. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada minuto duas pessoas se suicidam no mundo e aproximadamente três mil pessoas tiram a própria vida por dia. Já a média diária no Brasil é de 25 mortes provocadas, ou seja, pouco mais de nove mil por ano. Os casos de suicídio na Bahia dobraram em dez anos, tendo um aumento de 104,2% de 2002 a 2012 e Salvador registra número quatro vezes maior.
Para o vereador Cezar Leite, é de notório conhecimento que a presença de um transtorno psiquiátrico não é condição obrigatória para que o suicídio ocorra, mas na grande maioria dos casos, há alguma associação. “Depressão, transtorno bipolar do humor e abuso de drogas psicoativas são exemplos importante do aumento de risco de suicídio e sua associação com transtornos psiquiátricos”, pontuou.
O legislador chama atenção sobre outro tema importante debatido no colegiado. “A Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, instituída pela Portaria nº 3088/11 e republicada em maio/2013, dispõe sobre a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, a qual ainda não se encontra devidamente implantada deixando a população desassistida com o fechamento dos leitos em hospitais psiquiátricos pelo SUS”, afirmou.
O vereador Cezar Leite representando a Frente Parlamentar pediu apoio na atuação desta causa ao Centro de Valorização da Vida – (CVV), Associação de Apoio a familiares, Amigos e Pessoas Portadoras de Transtornos Mentais da Bahia (AFATOM-BA), Arquidiocese de Salvador, Grande Loja Maçônica da Bahia, Federação Espírita do Estado da Bahia – ( FEEB), Associação Psiquiátrica da Bahia –APB e afirma está em busca de mais parcerias.