Crianças e adolescentes flagrados trabalhando com os pais nas festas populares de Salvador serão encaminhadas para os espaços de convivência instalados nas proximidades dos circuitos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). A medida, válida para jovens com idades entre 0 a 17 anos, já é realizada com sucesso no Carnaval e, a partir da Lavagem do Bonfim, na quinta-feira (12), passa a integrar o calendário oficial das tradicionais festas populares da capital baiana.
Para a Lavagem do Bonfim, um desses espaços será implantado no Abrigo D. Pedro II, na Boa Viagem, e funcionará de 8h às 20h. A unidade terá capacidade para acolher até 30 jovens, oferecendo cinco refeições diárias e cuidados com a higiene pessoal. A equipe técnica designada pela Semps é formada por 21 profissionais, que atuarão em tempo integral promovendo atividades lúdicas, esportivas e pedagógicas previamente planejadas, sempre respeitando a idade e a cultura do público atendido.
Acolhimento – Os acolhimentos começam com uma abordagem técnica feita por um educador ou representante dos órgãos de proteção e defesa da criança e do adolescente, salvo em situações excepcionais onde o trabalho infantil possa ser confirmado. A partir daí, os jovens identificados em situação de vulnerabilidade e risco social passam por uma triagem, sobretudo aqueles que demandem atenção especial, visando conhecer seu histórico de vida e a realidade onde vivem.
A Semps informa que, ao realizar visitas aos menores, pais e responsáveis também devem relacionar questões referentes ao histórico dos jovens que, quando necessário, serão encaminhados para atendimentos específicos nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Os casos também serão notificados ao Conselho Tutelar.
Nas demais festas que antecedem o Carnaval, a exemplo da Lavagem de Itapuã e da Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, outros espaços de convivência temporária serão instalados. Para os festejos em louvor à rainha do mar, no dia 2 de fevereiro, a unidade será implantada na Escola Osvaldo Cruz, localizada na Rua do Meio Nº 13. Em Itapuã, cuja festa ocorre no dia 16 de fevereiro, o local ainda está será definido.