O vereador Orlando Palhinha (DEM) quer que a educação alimentar vire tema de estudo obrigatório nas disciplinas de ciências e biologia das escolas municipais e particulares de Salvador. Por esse motivo, indicou projeto na Câmara sobre o assunto, na semana passada, que já está em tramitação.
A medida contribuirá no combate a obesidade infantil e juvenil, assim como na redução das doenças cardiovasculares e atingirá não somente os estudantes, como também os seus familiares, vez que, o aprendizado gera atitudes positivas voltadas à promoção da saúde no âmbito familiar, levando todo o núcleo a mudanças alimentares.
O edil também visualiza a diminuição com gastos do Sistema de Saúde – SUS, que hoje chega a 50% (cinqüenta por cento) só em doenças crônicas, todas elas intimamente ligadas aos maus hábitos alimentares.
“A inclusão do tema “educação alimentar” nas disciplinas de ciências e biologia ministradas nas escolas pública e particulares do município de Salvador é uma necessidade e eu sei que já conto com o apoio dos profissionais de saúde e nutrição, que sabem da importância desse trabalho na prevenção de doenças”, disse Palhinha.