Inicia nesta segunda-feira (25) o dia D da campanha “Sangue de Herói” realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e Hemoba. A ação visa mobilizar todo o efetivo, além de cidadãos civis, para a doação de sangue nas unidades da Hemoba de todo o estado, contribuindo assim para aumentar o estoque de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea, e destacar a importância desse ato de solidariedade, servindo como referência e elemento motivador para estimular a população a doar. A ação vai acontecer até o final do mês de novembro das 9h às 12h e os doadores deverão informar o código 48 no Hemoba.
“É fundamental que as pessoas saibam a importância da doação de sangue. A cada vez, um cidadão doa, no máximo, 450 ml de sangue, que pode salvar a vida de até quatro pessoas. Doar sangue é seguro e todo o material utilizado é descartável, além disso a reposição do sangue doado é rápida, cerca de um dia após a coleta”, explicou a major BM Patrícia Torreão.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil existe uma grande carência de sangue nos hemocentros devido à falta de doação. Ainda segundo o órgão, o percentual anual de doadores, no país varia de 1,76% a 1,78 da população, quando o necessário seria de 3% a 5%. A campanha vai se estender durante todo o mês de novembro, para que consiga atingir o maior número de doadores possível.
Campanha
O que é: Campanha Sangue de Herói
Quando: 25 de novembro de 2019, das 9h às 12h
Onde: Unidades da Fundação Hemoba
Requisitos para doação de sangue
Idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem possuir autorização do responsável e pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já forem doadores frequentes.
Pesar no mínimo 50 kg.
Estar bem alimentado, porém se a doação for feita após o almoço aguardar 2 horas.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial
Intervalo entre as doações
Homens: 2 meses (máximo de 4 doações no período de 1 ano).
Mulheres: 3 meses (máxima de 3 doações no período de 1 ano).
Fonte: Ascom / CBMB