Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Com o clima seco do outono mais intenso do que nunca, a incidência de doenças respiratórias e gripes tem aumentado no estado de São Paulo – este ano, antecipadamente. Mas a estação também é época de inúmeras frutas que podem ser aliadas importantes para a saúde e para a manutenção da boa forma.

De acordo com a nutricionista Dra. Maria Travaglini, as frutas da época são sempre as mais saborosas e nutritivas. “O outono é uma época de grande diversidade de alimentos importantes para a nossa saúde e que podem, inclusive, ajudar na prevenção das gripes e problemas respiratórios decorrentes das mudanças bruscas de temperaturas e do clima seco, como as frutas cítricas e outros alimentos ricos em vitamina C”, explicou. “Mesmo as que são encontradas durante o ano todo nos supermercados, costumam estar mais saborosas e mais baratas na estação”, destaca.

Acompanhe a seguir algumas informações sobre as características nutricionais das frutas de outono e seus benefícios para a saúde:

Goiaba

É uma fruta rica em Vitamina C (ácido ascórbico), portanto é um excelente antioxidante. Também apresenta vitamina A e vitaminas do Complexo B. A goiaba vermelha é rica também em licopeno, outro importante antioxidante. Os principais minerais apresentados são: ferro, fósforo e cálcio. Além das vitaminas e minerais, a goiaba apresenta grande quantidade de fibras (5,4 g por 100 g de goiaba), concentradas principalmente em sua casca. Possui baixa quantidade de gordura e de açúcar (9 g por 100 g de goiaba). Portanto, consumi-la em natura é a melhor opção, mas também pode ser usada para fazer sucos, geleias, compotas, doce (goiabada) e sorvetes.

Abacate

O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa um antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las). A sua polpa é rica em vitaminas A, B1, B2, E; além de açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.
Abacates são fáceis de preparar e de comer e você pode apreciá-los de diversas maneiras. Ex.: vitaminas, molhos, pastas (guacamole), saladas, sorvetes, etc.

Caqui

Existem diversas variedades deste fruto, porém os mais conhecidos e consumidos no Brasil são: caqui-chocolate e caqui rama forte. Cerca de 70 a 80% do caqui é composto por água. É uma fruta rica em proteínas, cálcio, ferro e licopeno. Em termos de vitaminas, é rico em vitaminas E, A, B1 e B2. O caqui é consumido principalmente como fruta de mesa, no entanto, também pode ser utilizado na fabricação de caqui cristalizado e vinagre.

Melão

É uma fruta muito suculenta e de sabor levemente adocicada. O melão não é uma fruta calórica, pois 100 gramas dela contém apenas 30 calorias. Rico em vitaminas A, C e do complexo B. É também uma excelente fonte de sais minerais como, por exemplo, ferro, cálcio e fósforo. Ideal para fazer sucos, sorvetes, saladas, entradas e refrescos.

Tangerina

No outono as grandes vedetes são as frutas cítricas, como a Tangerina. A fruta traz uma boa quantidade de vitamina C, que ajuda a reforçar o sistema imunológico e com isso ajuda a prevenir gripes e resfriados. O bagaço da fruta também é uma ótima fonte de fibras. Pela coloração alaranjada a tangerina também é fonte de caroteno, que é o precursor da vitamina A. Geralmente consumida in natura, também é uma boa opção para sucos.

Mundo Positivo