Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Acúmulo de tarefas, uma entrevista de emprego, o nascimento de um filho, uma mudança de residência. Diariamente precisamos lidar com diversos acontecimentos que geram expectativa, insegurança, inquietação e até mesmo medo. Todas essas sensações podem causar ansiedade.

“Passar por momentos que nos deixam ansiosos é normal. Porém, quando a ansiedade atrapalha, com frequência, nossas atividades diárias , é o momento de ficar atento”, alerta a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Dra. Talita Poli Biason.

Confira algumas dicas para reduzir a ansiedade no dia a dia:

Pratique exercícios físicos
Realizar atividades físicas regularmente libera substâncias chamadas endorfinas, podendo auxiliar na redução dos sintomas da ansiedade e trazer ainda sensação de bem-estar. Além disso, beneficia a saúde cardiovascular;

Cuide do cardápio
Investir em uma alimentação saudável e variada auxilia na promoção de sensação de bem-estar geral do organismo;

Mantenha uma boa noite de sono
Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados, pois podem dificultar a indução ao sono. O ideal é deixar o ambiente silencioso e agradável. Dormir cerca de 8 horas por dia favorece a saúde e melhora o desempenho no cotidiano.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
O álcool tem efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e pode, em algumas pessoas, gerar mais nervosismo e ansiedade. Se for consumir bebidas alcoólicas, faça com moderação.

Tenha momentos de lazer
Atividades com a família ou amigos ajudam a reduzir os sintomas da ansiedade e contribuem para o equilíbrio do corpo e da mente.

Tratamento
O tratamento dos transtornos de ansiedade já instalados irá variar conforme a gravidade dos sintomas. “A orientação é que o indivíduo procure um médico para que o mesmo avalie o grau dos sintomas. Diante disso, será possível determinar o tratamento que o paciente necessita”, explica a Dra. Talita.

Medicamentos fitoterápicos, como os que contêm Passiflora incarnata L., são recomendados para amenizar casos mais leves de ansiedade, promovendo efeitos calmantes e ansiolíticos; psicoterapia e outros tipos de medicação também podem ser indicados.

Fonte: Mundo Positivo