Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Biblioteca pública de Muritiba
Biblioteca pública de Muritiba

A situação de completo abandono da Biblioteca Pública de Muritiba, município baiano a 149 km de Salvador, parece refletir o cuidado da atual gestão municipal com a educação na cidade do Recôncavo. Com livros amontoados, poucos funcionários e o prédio com estrutura física inadequada, o único espaço público do município destinado à realização da leitura e pesquisa, tem afastado os leitores e também colocado em risco as obras literárias por conta da falta de conservação.

Devido ao risco de desabamento do telhado, as visitas ao local foi suspensa deixando a população carente desse importante dispositivo. Além disso, os computadores estão sucateados devido a falta de manutenção, fato que evidência o desperdício com o dinheiro público. Segundo os moradores, o acervo da biblioteca também está desatualizado e o espaço só serve hoje como depósito de materiais dos feirantes da localidade.

O descaso com a educação municipal foi comprovado ainda após a divulgação do resultado do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Segundo a avaliação do Governo Federal, a rede municipal de Muritiba não atingiu a meta, teve queda no indicador, bem como, precisa melhorar a sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.

Em 2011, o IDEB apontou que o produto da base de aprendizado dos alunos e a taxa de aprovação na cidade era de 4,6, que na época correspondia a um crescimento de 20% na melhoria da educação local. Atualmente, a administração tinha uma meta de pelo menos manter esse indicador. No entanto, apresentou redução do índice para4,3.

You may also like