Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

normal_1455809364leia_copyDiversas atividades gratuitas de leitura serão oferecidas ao público pela Biblioteca de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), neste domingo (21), das 8 às 12h. A unidade, por meio de suas bibliotecas móveis, percorreu cerca de sete mil quilômetros na Bahia, ao visitar 14 municípios baianos e 21 bairros da capital, alcançando mais de 20.600 pessoas.

Praças, orfanatos, instituições sociais e religiosas e até o Complexo Penitenciário de Salvador foram locais que receberam ações da Bibex, que prioriza a democratização do acesso à informação e desenvolvimento da cultura em comunidades. No ano passado, a Bibex promoveu uma série de eventos e ainda integrou a programação de outros, a exemplos da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), Feira Universitária do Livro da Universidade Estadual de Santa Cruz, a Feira Literária de Paulo Afonso e o II Festival Quilombola de Itacaré.

Somando a esses e outros eventos, além de projetos que desenvolveu como o Domingo na Praça, Lê Bairros, Projeto Verão, mais as requalificações de alguns dos Espaços de Leituras, no total mais a Bibex beneficiou 20.640 pessoas. Deste montante, o público mais alcançado foi nos Espaços de Leitura – 45,6% -, criados com o objetivo de descentralizar o acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, facilitando e fortalecendo hábitos de leitura.

Os Espaços funcionam em pequenos ambientes dentro de instituições diversas, públicas ou privadas, a exemplo de associações, fundações, terreiros de candomblé, unidades prisionais, casas de acolhimento para menores infratores, entre outros. Nas unidades prisionais espalhadas pela Bahia, a Bibex possui 17 desses espaços, onde aproximadamente quatro mil detentos podem usufruir do serviço.

Os projetos Domingo na Praça e o Lê Bairros são duas iniciativas que se destacaram por oferecer serviços de consulta e empréstimo de livros, além de realizar brincadeiras, pinturas e oficinas de arte para criançada de Salvador. Juntos, os projetos alcançaram 3.016 pessoas em 2015. As visitas das bibliotecas móveis em bairros, aliadas aos Espaços de Leitura fizeram da Bibex a unidade administrada pela Fundação Pedro Calmon que mais emprestou livros e periódicos no ano passado. Ao todo foram realizados mais de 11. 300 empréstimos a leitores das mais diversas localidades.

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)

You may also like