Bahiatursa patrocina 46ª Regata Aratu-Maragojipe

- in Cidade, Últimas Notícias
Vereador Paulo Magalhães Jr.Vereador Paulo Magalhães Jr.
Vereador Paulo Magalhães Jr.
Vereador Paulo Magalhães Jr.

Com o objetivo de fortalecer o turismo náutico da Bahia, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) será a patrocinadora máster da 46ª Regata Aratu-Maragojipe. O evento acontece neste sábado, dia 22, a partir das 10 horas, e conta com três largadas na raia montada entre o Farolete da Base Naval de Aratu e a Ilha de Maré.

“Acreditamos no nosso potencial de atrair turistas de toda a parte do mundo, que se encantam com a Baia de Todos-os-Santos quando vêm ao nosso estado. Por isso apoiamos este tipo de evento esportivo”, disse o superintendente Diogo Medrado.

Este ano, a regata deve reunir cerca de 450 embarcações e 1.800 tripulantes, o que faz dela um dos maiores eventos náuticos da América Latina. A abertura do evento contará com a presença do campeão de jet ski, Bruno Jacob, que, junto a 80 pilotos, fará campanha para chamar a atenção para o uso correto do equipamento.

A Regata Aratu-Maragojipe tem uma particularidade. É uma competição de mar e rio. Metade do percurso nas águas da bela Baía de Todos-os-Santos, a outra dentro das águas do Rio Paraguaçu. A regata nasceu em 1969 com a denominação de “Regata de São Bartolomeu”, em homenagem ao Santo padroeiro da cidade de Maragojipe.

Nas primeiras edições do evento, a maioria das embarcações participantes era composta pelos tradicionais saveiros. Com o passar dos anos, os modernos Veleiros de Oceano passaram a ser os protagonistas, distribuídos em mais de 20 classes. Os tradicionais “Saveiros de Vela de Içar”, hoje em extinção, também dão beleza ao evento.

A Regata Aratu-Maragojipe é também conhecida por atrair grandes nomes do iatismo mundial como Torben e Lars Grael. Torben, juntamente com sua família, competiu em 2010 a bordo do saveiro Vela de Içar. Já Lars participou de diversas edições. Em 2014, fez questão de competir em seu próprio veleiro, o Tangará II, sagrando-se campeão em sua classe. 

O evento tem início nesta sexta-feira, 21 de agosto, à noite, com uma cerimônia de abertura que reunirá autoridades governamentais, velejadores, imprensa, patrocinadores e convidados na sede do Aratu Iate Clube com público estimado em 1.200 pessoas.

A Baía de Todos-os-Santos é a segunda maior baía do mundo e a primeira de clima tropical. Entre os principais eventos esportivos locais, estão as regatas Aratu-Maragojipe, da Primavera, Aratu-Salinas, João das Botas, Marcílio Dias e 24 Horas,  além do Campeonato Baiano de Vela e a Travessia Mar Grande-Salvador.