Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

 

É cada dia maior o número de vegetarianos no país – pelo menos 8% da população ou mais de 15 milhões de brasileiros, segundo levantamento do Ibope. Seja por convicção, mudança de hábito ou busca de uma vida mais saudável, o fato é que a dieta vegetariana realmente auxilia no emagrecimento, desde que a pessoa faça um acompanhamento com uma nutricionista.

Para saber o que pode tornar a alimentação sem produtos de origem animal, menos calórica, a nutricionista Cyntia Maureen, consultora da Superbom, listou algumas características deste tipo de alimentação.

Como não abole massas, doces ou frituras, não podemos afirmar que a dieta vegetariana é ideal para quem deseja emagrecer, mas é possível beneficiar-se deste hábito. Em outras palavras, ela pode facilitar a luta contra a balança”, esclarece a especialista.

Estudantes internacionais já apontaram que as mulheres vegetarianas pesam de 6% a 17% menos do que as que são carnívoras. E o mesmo vale para os homens: os que não comem carne são de 8% a 17% mais magros que os demais. Porém, isso não serve de regra. Existem também pessoas adeptas do vegetarianismo que estão acima do peso. “Por outro lado, o modo de vida vegano é diferenciado em outros aspectos, não só na alimentação. Como priorizam a saúde e evitam usar recursos que afetam o ambiente e os animais, são pessoas com hábitos menos sedentários. Muitos trocam o carro pela bicicleta, praticam caminhadas ou esportes ao ar livre para terem contato com a natureza, fatores que auxiliam na perda de peso”, pondera.

Benefício 1
Por conter variedade de vegetais e alimentos integrais, esse tipo de alimentação costuma ser rico em fibras que fará com que a pessoas comam porções menores e aumentará a sensação de saciedade, contribuindo também para o bom funcionamento do intestino, desde que o consumo de água esteja adequado. Elas ainda ajudam a controlar os níveis de açúcar e o colesterol no sangue.

Benefício 2
Os vegetarianos não consomem gordura saturada encontrada em produtos de origem animal. Cada grama de gordura equivale a 9 kcal, dessa forma, ocorre uma redução significativa no consumo final de calorias diárias. Vale lembrar que somente uma alimentação bem equilibrada pode fazem com que esses benefícios sejam realmente válidos.

Benefício 3
Quem segue a alimentação vegetariana, geralmente, não consome refrigerantes – bebida altamente calórica, rica em sódio e açúcar. Como optam por água e sucos naturais, podem beneficiar-se dos nutrientes das frutas.

Benefício 4
Por utilizar variados tipos de vegetais em suas refeições, os vegetarianos podem desfrutar de muita saúde através dos grandes benefícios que a natureza tem a oferecer. Vitaminas e minerais são absorvidos e o corpo pode trabalhar de maneira mais saudável, aumentando assim, a longevidade e com qualidade.