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Foto: Emerson Santos Estudantes percorrem patrimônios históricos de Salvador em ‘Aula Viva’ sobre história da Bahia
Foto: Emerson Santos
Estudantes percorrem patrimônios históricos de Salvador em ‘Aula Viva’ sobre história da Bahia

Os estudantes dos colégios estaduais João das Botas, no bairro da Barra, Manoel Devoto, no Rio Vermelho, e Lomanto Junior, em Itapuã, tiveram uma aula de História diferente nesta quarta-feira (4). Eles fizeram um tour do conhecimento por pontos turísticos e patrimônios históricos da capital com o projeto ‘Aula Viva’. A iniciativa envolve professores da disciplina das três unidades, em parceria com alunos do curso de História que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A viagem pela história da Bahia começou pelo Farol da Barra, seguindo pelo Dique do Tororó e a Avenida Contorno, onde está localizado o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Logo em seguida, passaram pelo Mercado Modelo, Elevador Lacerda e subiram até a Praça Municipal e a Praça da Cruz Caída, lugar de acesso a diversos museus e ambientes culturais localizados no entorno. Estes espaços ajudam a contar um pouco da história do Brasil.

O ponto principal foi a visita ao Museu da Misericórdia, instalado em um prédio antigo erguido no século 17 e tombado em 1938. No local, os estudantes apreciaram pinturas, esculturas originárias de Portugal e do Brasil e objetos decorativos como móveis históricos, a exemplo da cadeira onde Dom Pedro II se sentava e uma escrivaninha que pertenceu ao diplomata, escritor, político e jurista Rui Barbosa.

Experiências

As estudantes Stefanie Jesus, 16 anos, e Maiara Sampaio, 16, do Colégio Estadual João das Botas, Andreza dos Santos Bispo, 18, e Larisse Coutinho da Silva, do Colégio Estadual Manoel Devoto, além de serem estudantes de nível médio, tem algo em comum – entraram pela primeira vez em um museu. “Mudei minha visão sobre museus, pois achava que era algo chato e sem graça, e me surpreendi”, disse Stefanie Jesus. Maiara Sampaio afirmou que o passeio enriqueceu seu conhecimento. “Neste percurso aprendi muito mais do que eu podia imaginar”.

Andreza Bispo revelou que, dos locais visitados, só conhecia o Mercado Modelo. “Gostei bastante porque foi uma experiência diferente e que vai ajudar muito nas provas de História e na vida”. Para Larisse Coutinho, a atividade extraclasse foi muito importante. “Nós, que somos moradores de Salvador e baianos, temos o direito de saber sobre a nossa história e foi muito gratificante saber como eram as coisas antigamente”.

Ensino e aprendizagem

De acordo com a professora de História do Colégio Estadual João das Botas, Nina Rosa Casagrande, as aulas de campo favorecem a percepção da própria realidade do aluno em relação a sua cidade. “Essa atividade, que vai além dos livros e da sala de aula, permitiu que os estudantes conhecessem de perto o patrimônio histórico da cidade e refletisse sobre a conservação desses espaços ricos em cultura e informação”.

Ela também informou que, a partir do conhecimento obtido no passeio, os alunos irão participar de um concurso de fotografia na escola com a temática ‘Educação e Direitos Humanos formando para o respeito ao patrimônio público’. “Os alunos vão fotografar e filmar algumas situações sobre o tema e compartilhar com os colegas”.

Segundo Murila Carneiro, bolsista do Pibid História, da Ufba, e que acompanha os estudantes do Colégio Estadual João da Botas, na sala de aula, esse passeio foi fundamental. “Um momento de integração em que eles aprenderam de forma lúdica e eu, como futura professora, também aprendi um pouco com eles”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

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